Corticeira Amorim reduz pegada carbónica na unidade de Santa Maria de Lamas
A Corticeira Amorim escolheu a Helexia para desenhar, implementar e desenvolver uma central fotovoltaica na sua unidade de Santa Maria de Lamas. Em funcionamento estão 6750 painéis fotovoltaicos, com uma potência de 3,7 MWp, que resultam numa produção de energia solar de 5,1 GWh/ano.
Corticeira Amorim com energia solar: os benefícios
Este projeto com a Helexia permite à corticeira a produção de energia limpa e renovável, evitando assim cerca de 2450 toneladas de CO2 anualmente, o equivalente a plantar 60500 árvores por ano.
Os grandes benefícios desta parceria são a redução de custos na fatura da energia, menor dependência da rede e menor pegada carbónica. Para além destas vantagens, outro grande benefício é valorização do imóvel.
A Helexia e a Corticeira Amorim
A Helexia esteve presente em toda a cadeia de valor deste projeto, desde o desenho, desenvolvimento, implementação e, vai ainda garantir a monitorização e manutenção da central assegurando os melhores rácios de produção de energia.
Particularidades de engenharia
Este projeto tem várias particularidades interessantes. Uma delas é que tem um total de 7 pontos de interligação na infraestrutura elétrica da fábrica, sendo que dois dos pontos de injeção estão distanciados a mais de 600 metros lineares. Foram instalados painéis em 17 naves distintas.
Nos vários projetos da Amorim, a Helexia trabalhou em vários tipos de cobertura – côncavas, destes de serra, planas – o que resultou na aplicação tanto estrutura coplanar, como estrutura triangular para fixação de painéis.