Clusterização de lojas Leroy Merlin para melhorar a eficiência energética
A Leroy Merlin tem uma preocupação constante na melhoria da eficiência energética das suas lojas, presente em todo o país. O consumo e desempenho energético da loja é influenciado pela zona geográfica e tipologia de loja. Neste sentido, a Leroy Merlin desafiou a Helexia Portugal a desenvolver uma framework que permite agrupar as várias lojas em clusters e desta forma compreender e desenvolver melhores práticas e processos que contribuem para melhorar o desempenho dessas mesmas lojas.
Clusterização na Leroy Merlin
Esta framework define clusters, considerando a zona climática e a tipologia de loja, o que permite criar uma referência ou padrão de medição, utilizado na comparação de lojas – “benchmark”.
A Leroy Merlin com esta ferramenta, desenvolvida em parceria com a Helexia, consegue abordar várias questões:
- Contextualizar as diferenças de desempenho (energético e consequentemente económico) entre lojas;
- Avaliar o potencial de melhoria de cada loja ao nível dos indicadores considerados;
- Identificar “melhores práticas” e programas transversais a serem lançados num futuro próximo para permitir a implementação prática do potencial de melhoria;
Esta ferramenta é um instrumento essencial para apoiar no processo de conceção de futuras lojas e remodelações, contribuindo para um universo de lojas mais sustentáveis durante a fase de operação.