Descarbonizar o Turismo – Think Tanks
A transição energética no Turismo em Portugal
Fruto de uma iniciativa conjunta da Helexia Portugal com a Deloitte, a PLMJ e o ECO como media partner, foram elaborados Case Studies e Think Tanks com o objetivo de discutir como a inovação energética pode contribuir para a competitividade nos setores do Retalho, Turismo, Agroindústria e Indústria Cerâmica.
Este case study faz uma análise muito completa ao setor do Turismo.
Faça o download do Case Study aqui
Este setor é um dos principais motores da economia portuguesa e essencial para a geração de riqueza e emprego. E tem vindo a crescer muitíssimo nos últimos anos.
Dados recentes comprovam esta afirmação. Segundo o “Turismo de Portugal”, no ano de 2023, o setor superou os níveis pré-pandemia em vários indicadores-chave da procura, registando um aumento de 10,0% nas dormidas, 10,7% nos hóspedes e 18,9% nas receitas turísticas, estabelecendo novos recordes.
Em Portugal, a visão da “Estratégia Turismo 2027” reforça que o setor é encarado como um hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.
Este case study quer contribuir para o debate dos desafios que o setor enfrenta, estimulando soluções para um desenvolvimento sustentável e crescimento coeso e inclusivo desta componente tão vital do nosso tecido económico e social.
Como a Helexia está a contribuir para a descarbonização do setor?
Atualmente, a Helexia apoia a transição energética de seis grandes empresas no setor do Turismo em Portugal: Grupo Altis, Aqua Village, Praia Del Rey, West Cliffs e Malibu Hotel.
Neste apoio às empresas deste setor inclui-se a Produção de Energia, Mobilidade Elétrica, Energy as a Service e Gestão de Energia.
Destinatários do estudo
Este caso de estudo destina-se a diretores de manutenção e operação, equipas de engenharia, diretores financeiros, diretores de sustentabilidade e pessoas entidades interessadas na descarbonização e sustentabilidade.
Está interessado em saber como a sua empresa pode tornar-se mais competitiva através da implementação de um roteiro de descarbonização? Perceber como a conjugação de várias medidas de autoconsumo solar, eficiência e otimização, tornam o seu negócio mais competitivo e eficiente? Então, este estudo pode ajudar.
O desenvolvimento sustentável é importante para as empresas pois otimiza custos, reforça a sua reputação, diminui o impacto no planeta e ajuda a atrair talento.
Ao adotar a sustentabilidade, as empresas podem criar valor a longo prazo enquanto contribuem para um mundo mais sustentável e igualitário.
Indicadores-chave
Este case study sobre o setor do turismo em Portugal, elaborado em parceria com a Deloitte e PLMJ aborda várias temáticas:
- Os desafios energéticos do setor do turismo
- Agenda Europeia parao Turismo 2030
- Sustentabilidade no imobiliário e turismo
- Energy as a Service no setor do turismo