A Helexia no setor da Cerâmica

Como o setor da cerâmica está mais competitivo e sustentável?

O setor da cerâmica em Portugal é composto por mais de 1139 empresas, 18000 trabalhadores e destaca-se internacionalmente, sendo o 13º maior exportador mundial. Enfrentando concorrência da China, Itália e Espanha, diferencia-se por design, qualidade e sustentabilidade.

Com um consumo energético muito intenso, e com o gás e eletricidade a representar uma parte significativa dos custos, a descarbonização é uma oportunidade para as empresas do setor se tornarem mais competitivas nos mercados onde operam.

Este estudo mostra como o setor da cerâmica se está a tornar mais competitivo através da descarbonização dos seus processos produtivos.

Como a Helexia está a contribuir para a descarbonização do setor?

A Helexia já está a contribuir para esta transição energética, apoiando oito grandes empresas do setor da cerâmica em Portugal, contribuindo para a descarbonização do setor.

Os projetos de autoconsumo solar da Helexia já geraram 21 GWh de energia limpa, evitaram 9800 toneladas de CO2.

O estudo inclui ainda uma entrevista a Paulo Almeida, do conselho de administração da Primus Ceramics e o caso da Dominó Cerâmicas que, para além da implementação de uma central fotovoltaica de autoconsumo, implementou medidas de eficiência energética com os e+jackets.

Faça download do case study aqui

Ver mais projetos como este

Destinatários do estudo

Este caso de estudo destina-se a diretores de manutenção e operação, equipas de engenharia, diretores financeiros, diretores de sustentabilidade e pessoas entidades interessadas na descarbonização e sustentabilidade.

Está interessado em saber como a sua empresa pode tornar-se mais competitiva através da implementação de um roteiro de descarbonização? Perceber como a conjugação de várias medidas de autoconsumo solar, eficiência e otimização, tornam o seu negócio mais competitivo e eficiente? Então este estudo pode ajudar.

O desenvolvimento sustentável é importante para as empresas pois otimiza custos, reforça a sua reputação, diminui o impacto no planeta e ajuda a atrair talento.

Ao adotar a sustentabilidade, as empresas podem criar valor a longo prazo enquanto contribuem para um mundo mais sustentável e igualitário.

Indicadores-chave

Este case study sobre o setor cerâmico em Portugal destaca a competitividade e sustentabilidade do setor, com a Helexia desempenhando um papel crucial na descarbonização. Aqui vai poder encontrar os principais indicadores dos projetos Helexia, tal como:

  • Poupanças geradas (€)
  • Energia produzida (GWh)
  • CO2 evitado (ton/ano)
  • Investimento realizado (M€)

Mais case studies

Contacte-nos