LNEG escolhe a Helexia para modernizar a sua central solar
A Helexia e o LNEG
A Helexia, concluiu um projeto de modernização e otimização de um sistema fotovoltaico existente (retrofit) e aumento de potência do carport do edifício Solar XXI. O edifício, localizado no campus do IAPMEI, no Lumiar, e afeto ao LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, é uma referência nacional em eficiência energética e produção renovável e funciona como laboratório vivo de soluções nZEB (nearly Zero Energy Buildings), sendo praticamente autossuficiente e com um balanço energético quase neutro.
Com esta intervenção, a potência instalada passou de 18 kWp para cerca de 106 kWp — um aumento que representa seis vezes a capacidade anterior —, permitindo agora que a energia excedente seja injetada na rede interna do campus e aproveitada por outras entidades e empresas aí sediadas. A intervenção incluiu o reforço da estrutura original do carport do LNEG e a adição de uma subestrutura para suportar os novos módulos fotovoltaicos, bem como a substituição dos antigos painéis, por equipamentos mais potentes e eficientes. A acrescentar, a área coberta foi alargada, aumentando o conforto dos utilizadores do parque de estacionamento e contribuindo para um uso mais eficiente do espaço.
Para a Helexia, realizar retrofits em centrais fotovoltaicas com alguma idade é essencial para garantir a eficiência, fiabilidade e rentabilidade das instalações a longo prazo. A substituição de módulos antigos por tecnologias mais recentes permite gerar mais energia no mesmo espaço, reduzir custos operacionais, aumentar a segurança da central e acompanhar a evolução das normas e exigências do setor, incluindo a integração de soluções digitais e de armazenamento.