Tratolixo realiza auditoria para categorização energética

trabalhador da helexia na tratolixo
>
Poupança anual (€)
 valor
111 000€
Potencial de economia de energia (%)
 valor
9%
Potencial de redução de CO2 (ton/ano)
 valor
491 ton/ano

No decorrer da auditoria energética realizada pela Helexia, foi analisado o desempenho energético dos vários equipamentos elétricos e de conversão térmica nas instalações da Tratolixo, alimentados a Biogás.

A análise aos dados gerais de produção e consumo de energia final (2019) evidenciou que a matriz de uso e consumo de energia da instalação encontra-se fortemente condicionada pela produção de Biogás e posterior conversão térmica, em 3 Motogeradores, para efeitos de produção de eletricidade para venda à rede. Parte da energia residual proveniente destes equipamentos é recuperada para fins processuais, sob a forma de vapor (com o recurso a uma caldeira recuperativa) e de ar quente (com o recurso a um sistema de permuta térmica).

Tendo em consideração esta circunstância, realizaram-se vários exercícios de avaliação e análise energética, tendo em vista a aferição do desempenho dos principais produtores/consumidores de energia térmica proveniente do biogás e a distribuição desta por utilização final, ao longo dos vários processos.

Os consumos da Tratolixo

No ano de 2019, verificou-se que a Tratolixo (instalação da Abrunheira) teve um consumo de cerca de 7 000 tep, sob a forma de Eletricidade, Biogás e Gás Propano para o seu processo e Gasóleo consumido pelos meios de transporte inerentes à sua atividade.

Ver mais projetos como este Conhecer melhor este projeto

Mais projetos com a Tratolixo

Desde a análise de necessidades à implementação, acreditamos que uma economia descarbonizada é o caminho para o crescimento.

A Tratolixo é uma empresa intermunicipal certificada, detida em 100% pela AMTRES – Associação de Municípios de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra para o Tratamento de Resíduos Sólidos – e responsável pelo serviço público de Tratamento de Resíduos Urbanos produzidos pelos mais de 800.000 habitantes dos municípios deste Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos.

A auditoria energética à Tratolixo teve como principal objetivo a caracterização energética das suas instalações, nomeadamente dos seus sistemas energéticos, com o intuito de determinar possíveis economias de energia numa ótica de eficiência energética e/ou redução da fatura de energia, que contribuam para melhorar o desempenho energético da instalação e a diminuição do impacte ambiental da mesma, relativamente às emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE).

Contacte-nos