Bomporto Lumiares realiza auditoria hídrica com a Helexia

auditoria hídrica no the Lumiares Hotel
Poupança anual (€)
 valor
45
Potencial de economia de energia (%)
 valor
8

O The Lumiares Hotel and Spa está compremetido com a sustentabilidade desde o momento em que recuperou o edifício. Esta unidade hoteleira pertence ao grupo Bomporto e, com a Helexia, fez uma auditoria hídrica que resultou numa lista de melhorias e orientações relativas à eficiencia da utilização dos recursos hídricos.

Foram identificadas oportunidades de poupança de água, foi verificada a conformidade com as normas ambientais e apontadas as melhorias de eficiência dos processos operativos.

Foram analisadas as redes de água e as fontes alternativas bem como sua utilização de usos exteriores, a sua utilização nas unidades de alojamento, cozinha, lavandaria e spa.

Foram apontadas 8 medidas de melhoria, orientações para a sua implementação e previsão de custos na sua execução.

A poupança total estimada na fatura da água do hotel ronda os 6000€/ano e um retorno no investimento em 2 anos.

Ver mais projetos como este Conhecer melhor este projeto

Nicolas Rouco
General Manager Bomporto Hotéis Bomporto Hotels

Energy represents 5% of the cost structure of a hotel. By having a sustainable energy management plan, we can reduce our consumption, but also our carbon footprint and therefore we are able to offer our customers more in services through these savings. Moreover, a large part of our customers do regard Sustainable practices.

Mais projetos com a Bomporto Hotels

Desde a análise de necessidades à implementação, acreditamos que uma economia descarbonizada é o caminho para o crescimento.

Porque a sustentabilidade é uma preocupação do grupo hoteleiro, esta auditoria permitiu identificar aquilo que o grupo hoteleiro pretendia fazer: uma otimização da gestão de águas.

Esta auditoria acompanha a implementação de um sistema de gestão energética já realizado anteriormente com a Helexia. Este esforço corresponde à já implementada política de sustentabilidade do hotel que inclui:

  • Implementação de sistemas de gestão energética
  • Desenvolvimento de estratégias de gestão de resíduis
  • Sensibilização de colaboradores e hóspedes
  • Economia circular
  • Utilização de produtos locais e de regiões demarcadas

Contacte-nos