A Mobilidade Elétrica no setor do Turismo, é uma oportunidade?

Como este artigo começa em formato de pergunta, a resposta direta é, sim.

mobilidade elétrica

A mobilidade elétrica no setor do turismo é uma excelente oportunidade que pode atrair um novo perfil de turistas e contribuir significativamente para a sustentabilidade ambiental. No entanto, para maximizar esses benefícios, existem igualmente desafios. Vamos por partes.

Veículos elétricos, uma mudança cultural

O objetivo de um veículo, a combustão ou elétrico, é idêntico: mover-nos do ponto A para o ponto B. Mas, ao contrário dos veículos a combustão que são reabastecidos em postos de gasolina, os veículos elétricos (VE’s) transformam o processo de “abastecimento” numa atividade preferencialmente a ser realizada em sintonia com outras tarefas diárias. Os condutores de VE’s necessitam de planear as suas rotas em função da existência de postos de carregamento e do tempo necessário para carregar o veículo. Isto incentiva um planeamento mais consciente e proativo.

O crescimento da mobilidade elétrica

O mercado de veículos elétricos em Portugal teve um ano muito forte em 2023. Com taxas de crescimento surpreendentes, a adesão a veículos elétricos acelerou em todas as categorias. Observamos aumentos de 101,9%, 140,9% e 523,4%. Estas referem-se a ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e pesados, respetivamente. No segmento de ligeiros de passageiros, dezembro de 2023 fechou com 8 640 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos matriculados. É um aumento de 52,7% comparado com o mesmo período de 2022.

Estes números divulgados pela Associação Automóvel de Portugal reforçam a mudança na mentalidade dos consumidores e empresas portuguesas, optando cada vez mais por soluções de mobilidade sustentáveis.

Alinhamento com tendências de mercado

Com o aumento crescente da adoção de veículos elétricos, a procura por infraestrutura de carregamento está igualmente a crescer. Usar a existência de postos de carregamento como critério para escolher um hotel é uma prática crescente param quem possui carro elétrico. Esta consideração traz diversas vantagens tanto para os hóspedes quanto para os hotéis:

Facilidade e conveniência: Hóspedes com VEs preferem hotéis que oferecem postos de carregamento, permitindo-lhes carregar seus veículos durante a estadia, sem a necessidade de procurar postos de carregamento externos.

Diferenciação competitiva: Hotéis que disponibilizam postos de carregamento podem destacar-se da concorrência, atraindo um público crescente de proprietários de VEs.

Sustentabilidade: Promover práticas sustentáveis, como a disponibilização de postos de carregamento, atrai turistas conscientes e melhora a reputação do hotel.

Marketing e divulgação: Ao promover a disponibilidade de postos de carregamento nos seus sites e plataformas de reserva, serve para atrair os proprietários de VEs.

Escolher um hotel com postos de carregamento é uma tendência crescente que reflete a mudança cultural em direção à sustentabilidade e à conveniência. Para os hotéis, esta prática não apenas atende às necessidades dos hóspedes, mas também oferece uma vantagem competitiva e contribui para a imagem sustentável da marca.

Artigo escrito por João Guerra, Marketing Director da Helexia Portugal, para o Case Study “Descarbonizar o Turismo”. Este case Study faz parte da iniciativa de Think Tank “Inovação energética e a competitividade setorial” realizada em parceria com a Helexia, Deloitte, PMLJ e jornal ECO.

Pronto para Descarbonizar?

A solução está aqui.