Leroy Merlin e Helexia impedem a emissão de 5000 ton/co2 e alcançam poupança de 350.000€

A LEROY MERLIN e a Helexia celebram cinco anos de relação pela sustentabilidade, apresentando um Case Study que comprova esta história de sucesso conjunta.

Capa Case Study Leroy Merlin
  • Leroy Merlin e Helexia assinalam cinco anos de parceria com Case Study de sustentabilidade;
  • 9 lojas já produziram cerca de 10 GWh de energia limpa, o que corresponde a poupanças na ordem dos 350.000€ na fatura energética;
  • Potência instalada: 2,77 MWp o que corresponde atualmente à cobertura das necessidades de energia em 42% das 9 lojas;
  • Implementação de medidas de eficiência energética que corresponderam a poupanças na ordem dos 36% de redução económica na componente de iluminação;
  • Valorização dos imóveis com 9 certificações BREEAM em curso;
  • Disponibilização de soluções de mobilidade elétrica em 7 lojas;
  • Foram evitados mais de 5000 ton de gases com efeito de estufa;
  • Investimento totalmente assumido pela Helexia: 3M€.

No Dia Mundial do Ambiente, a Leroy Merlin e a Helexia celebram cinco anos de relação pela sustentabilidade, apresentando um Case Study que comprova esta história de sucesso conjunta. Este trabalho partilha dados sobre os objetivos atingidos que têm reflexo positivo, tanto na área ambiental como na económica.

Ao longo desta meia década de colaboração tem sido traçado um roteiro de descarbonização, assente em quatro eixos principais: Autoconsumo de Energia Limpa, Eficiência Energética, Mobilidade Elétrica e a Certificação BREEAM. Esta estratégia tem contribuído para afirmar a Leroy Merlin como uma organização comprometida com a sustentabilidade em Portugal.

Com o autoconsumo solar, as lojas Leroy Merlin passaram a produzir uma grande parte da sua energia elétrica a partir do solar, diminuindo a dependência da rede pública e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A complementar este caminho, várias ações de eficiência energética foram introduzidas, otimizando consumos e evitando desperdício energético. Nesse sentido, a Leroy Merlin já implementou: Relighting em três lojas, Auditorias Energéticas, Clusterização de Lojas, desenvolvimento e implementação de um Manual de Boas Práticas.

Sendo a Mobilidade Elétrica muito importante para clientes, visitantes e parceiros, atualmente a LEROY MERLIN conta com sete carregadores normais (duplos) e outros sete carregadores rápidos, distribuídos pelas lojas de Setúbal, Aveiro, Leiria, Matosinhos, Sintra, Albufeira e Funchal. Este esforço no sentido da mobilidade elétrica permite carregar 21 carros elétricos em simultâneo.

O BREEAM é uma framework de avaliação e certificação ambiental internacionalmente reconhecida para ser aplicada em edifícios. Esta distinção é importante para avaliar o desempenho ambiental de edifícios em diversas categorias, incluindo a utilização de energia, água, materiais, resíduos, poluição, entre outros aspetos. A certificação que está em curso é importante para comprovar a sustentabilidade dos imóveis e o compromisso da LEROY MERLIN com o ambiente.

Helexia e Leroy Merlin: Uma história de descarbonização

Decorria o verão de 2018 quando os raios solares incidiram sobre a primeira central fotovoltaica instalada na loja de Loulé da Leroy Merlin. Um mês depois acontecia o mesmo em Portimão. Desde o primeiro projeto realizado em conjunto, que a relação tem sido marcada pelo compromisso e dedicação das empresas em trabalhar em prol de um objetivo comum: a sustentabilidade e a descarbonização.

Passaram-se cinco anos, e esta parceria já instalou mais de 10540 painéis solares em 9 lojas da Leroy Merlin em Portugal, o que corresponde a 2,77 MW de energia instalada, a uma produção de 10 GWh e evitou a emissão de 5000 toneladas de CO2. Ainda este ano, mais duas lojas vão começar a produzir a sua própria energia, aumentando a potência instalada para 3,52 MWp. Esta sinergia permite preços de energia estáveis ao longo do tempo, com valores mais competitivos. A manutenção e monitorização das centrais fotovoltaicas, garantem que os rácios de produção são atingidos.

Para João Lavos, Líder do Impacto Positivo na Leroy Merlin Portugal, “Esta relação, que agora é explicada neste Case Study, insere-se no objetivo estratégico da Leroy Merlin em liderar a transição energética dos edifícios em Portugal. Desta forma, temos construído, ao longo do tempo, parcerias com outras empresas que são experts do seu sector e nos ajudam a percorrer este caminho.

Neste sentido, a Helexia foi e será o nosso parceiro no trabalho da transição energética dos nossos edifícios, porque para nós faz sentido começar pela nossa própria Casa. O trabalho que temos realizado é de uma autêntica parceria,  alicerçada num conhecimento muito estreito das necessidades e capacidades mútuas de ambas as empresas, conhecimento este que foi sendo ganho ao longo do tempo da relação.

Os resultados da parceria são muito relevantes e animam-nos a ir mais longe, queremos juntos continuar a melhorar a eficiência energética dos nossos edifícios e por isso continuaremos a implementar as ações que definimos juntos e nos permitiram atingir o objetivo de reduzir em 5% o consumo energético a cada ano que passa.”

A Helexia, até ao presente momento, investiu cerca de 3M€ nestes 4 eixos de descarbonização da Leroy Merlin, permitindo que esta canalize o seu capital para investimentos estratégicos na expansão do seu negócio.

No roteiro da descarbonização, a transição energética permite produzir e otimizar o consumo de energia, reduzir o impacto no meio ambiente e contribuir para a competitividade no mercado. A Leroy Merlin é um claro exemplo desta mudança de paradigma e, esta parceria com a Helexia, permite criar um balanço positivo entre a economia e a ecologia.

Para Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal, “Este Case Study visa destacar a relação de confiança, e a parceria justa e transparente com que ambas as partes se comprometem na execução de objetivos comuns.

No caso específico da nossa colaboração com a Leroy Merlin, estamos empenhados em promover a descarbonização de forma holística, sem comprometer os recursos essenciais do seu negócio principal. Acreditamos firmemente que a confiança é o alicerce dessa relação, permitindo-nos assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento, implementação e investimento dos projetos.

Este Case Study serve como um apelo inspirador aos líderes de outros setores, instando-os a seguir este caminho e apostar na descarbonização. Juntos, podemos trilhar o caminho rumo a um futuro onde a competitividade e sustentabilidade serão pilares fundamentais a impulsionar o progresso sustentável.“, sublinhou ainda Luis Pinho

A importância de descarbonizar o retalho

O setor do retalho é um importante motor da economia e, portanto, eixo importante para a descarbonização. A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) está ativamente envolvida na promoção da descarbonização neste setor. Uma das principais áreas de atuação da APED é a eficiência energética.

A associação tem incentivado as empresas de distribuição a adotarem práticas e tecnologias mais sustentáveis no que diz respeito ao consumo de energia. Isto inclui a implementação de sistemas de iluminação LED, a utilização de equipamentos mais eficientes, a otimização das redes logísticas e a adoção de energias renováveis.

Para além disto, a APED também tem desenvolvido ações de sensibilização junto das empresas associadas, incentivando a implementação de outras medidas que incluem a gestão de resíduos, a promoção da reciclagem e a redução do desperdício alimentar.

A APED também tem colaborado com entidades governamentais no desenvolvimento de políticas e regulamentação relacionados com a descarbonização deste setor, através da participação em discussões e fóruns de debate, contribuindo com a sua experiência para a definição de metas e estratégias a nível nacional.

A sustentabilidade é, portanto, uma preocupação e um compromisso no setor do retalho e distribuição em Portugal, os resultados deste trabalho já estão à vista e a Leroy Merlin é um bom exemplo disso.