A parceria abrange o mercado português e assegura integração com o novo enquadramento regulatório da ERSE.
A Helexia, multinacional francesa do grupo Voltalia (Euronext Paris, código ISIN: FR0011995588), e operador internacional na transição energética; e a Next generation energy solutions (NGEN Group), empresa especializada no desenvolvimento de soluções integradas de armazenamento e gestão de energia, anunciam a assinatura de um acordo estratégico e de exclusividade para o desenvolvimento e implementação de um conjunto de soluções de armazenamento de energia “behind-the-meter” em Portugal.
Com um pipeline em desenvolvimento superior a 100 MW, esta parceria estratégica entre a Helexia e a NGEN Group visa acelerar a implementação de soluções inovadoras que combinam geração, armazenamento e gestão de energia.
Com um pipeline em desenvolvimento superior a 100 MW, esta parceria estratégica entre a Helexia e a NGEN Group visa acelerar a implementação de soluções inovadoras que combinam geração, armazenamento e gestão de energia. Estes sistemas permitem às empresas reduzir custos, alcançar maior autonomia na gestão da sua energia e prestar serviços à rede elétrica, gerando novas fontes de receita.
Além de promover a sustentabilidade e a eficiência energética das empresas, esta colaboração assume um papel fundamental na estabilidade do sistema elétrico nacional, contribuindo para responder aos desafios crescentes da transição energética e para a construção de um futuro mais resiliente e sustentável.
“Este acordo reflete o nosso compromisso em oferecer aos clientes soluções que para além de otimizar a sua gestão de energia, também os tornam protagonistas ativos da segurança e estabilidade do sistema elétrico”, afirma Luis Pinho, Country Diretor da Helexia Portugal.
Um aspeto relevante deste acordo é o facto de as soluções de armazenamento estarem alinhadas com o novo Manual de Procedimentos da Gestão Global do Sistema (MPGGS), recentemente publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta compatibilidade garante a integração dos sistemas de armazenamento nos serviços de sistema, contribuindo para equilibrar e estabilizar a rede elétrica nacional e europeia. Ao mesmo tempo, posiciona as empresas parceiras e os seus clientes na vanguarda da inovação regulatória e tecnológica.
“Este acordo ajuda a NGEN Group a cumprir a sua missão de fortalecer e digitalizar as redes elétricas portuguesas e europeias. Graças à base de clientes da Helexia e aos modelos de negócio inovadores, a NGEN Group consegue implementar em larga escala sistemas inteligentes de armazenamento de energia em Portugal. Estas baterias estabilizam a rede e garantem receitas atrativas, bem como um fornecimento de energia mais fiável para os clientes comerciais e industriais,” afirma Nicolas Depoorter, Diretor-Geral da NGEN em Portugal e Espanha.
Uma solução “behind-the-meter” consiste num sistema de geração, armazenamento e gestão de energia que permite à empresa consumir a eletricidade produzida internamente antes de recorrer à rede eléctrica, reduzindo assim a necessidade de compra à rede. O sistema é integrado com painéis fotovoltaicos, permitindo que a bateria seja carregada sempre que há excedente de produção solar. Com esta parceria, assessorada pela PLMJ, a Helexia e a NGEN pretendem acelerar a implementação de soluções de armazenamento que respondam aos desafios crescentes da transição energética, reforçando o papel das empresas na criação de um futuro mais sustentável e eficiente.
“Acompanhar a Helexia neste projeto foi especialmente entusiasmante porque se trata de uma verdadeira disrupção no setor pelo grau de inovação que traz, quer ao nível dos modelos de negócio existentes, quer pela combinação de tecnologias”, diz João Marques Mendes, sócio responsável pela área de Energia da PLMJ.