Esta intervenção vem reforçar o estatuto do edifício como referência em eficiência energética e inovação sustentável.
A Helexia, multinacional especializada em soluções de transição energética, colaborou com o LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P, num projeto de modernização e otimização de um sistema fotovoltaico existente (retrofit)e aumento de potência do carport do edifício Solar XXI. O edifício, localizado no campus do IAPMEI, no Lumiar, é uma referência nacional em eficiência energética e produção renovável e funciona como laboratório vivo de soluções nZEB (net Zero Energy Buildings).
Com esta intervenção, a potência instalada na cobertura do parque de estacionamento passou de 18 kWp para cerca de 106 kWp — um aumento que representa seis vezes a capacidade anterior — permitindo um aumento da energia excedente injetada na rede interna do campus e aproveitada por outras entidades e empresas aí sediadas. A intervenção incluiu o reforço da estrutura original do carport e a adição de uma subestrutura para suportar os novos módulos fotovoltaicos, bem como a substituição dos antigos painéis por equipamentos mais potentes e eficientes. A acrescentar, a área coberta foi alargada, aumentando o conforto dos utilizadores do parque de estacionamento e contribuindo para um uso mais eficiente do espaço.
“Este tipo de intervenções demonstra que é possível fazer mais com o que já existe. Ao modernizarmos uma instalação solar com mais de uma década, não só multiplicámos a sua capacidade, como melhorámos o seu desempenho, segurança e integração com a rede interna”, começa por dizer Francisco Ramos Pinho, COO da Helexia Portugal. “O edifício Solar XXI é um exemplo de inovação e de sustentabilidade, e este projeto reforça o papel da Helexia como parceira na aceleração da transição energética”, acrescenta.
“O reforço e reequipamento da cobertura fotovoltaica do parque de estacionamento do edifício Solar XXI permitiu sextuplicar a potência instalada, reforçando a contribuição do edifício Solar XXI, enquanto Edifício ‘Plus’ ZEB, para o conceito de ‘Net Zero Energy’ visando o processo de transição energética no setor dos edifícios e das cidades, reduzindo os seus consumos energéticos e as emissões carbónicas, contribuindo para a concretização do PNEC 2030”, sublinha o Doutor Hélder Gonçalves, Diretor do Laboratório de Energia e Vogal do Conselho Diretivo do LNEG.
Para a Helexia, realizar retrofits em centrais fotovoltaicas com alguma idade é essencial para garantir a eficiência, fiabilidade e rentabilidade das instalações a longo prazo. A substituição de módulos antigos por tecnologias mais recentes permite gerar mais energia no mesmo espaço, reduzir custos operacionais, aumentar a segurança da central e acompanhar a evolução das normas e exigências do setor, incluindo a integração de soluções digitais e de armazenamento.