Curtumes Boaventura reforça aposta na descarbonização

Em parceria com a Helexia, a Curtumes Boaventura reforça aposta na descarbonização e passa a produzir 593 mwh de energia limpa

Para além do desenvolvimento e operação, os projetos também incluem investimento por parte da Helexia na ordem dos 500K€

• Esta instalação da central fotovoltaica de autoconsumo de 945 KWp vai cobrir mais de 30% das necessidades energéticas da unidade.
  • Com esta instalação vai ser possível produzir 539MWh energia limpa e evitar 591 toneladas de CO2 por ano.
  • A parceria com a Helexia Portugal proporcionará preços de energia estáveis para a Curtumes Boaventura ao longo dos próximos 15 anos

A Curtumes Boaventura, empresa que se dedica à curtimenta de peles com aplicação nas indústrias de calçado, automóvel, mobiliário e marroquinaria do mercado nacional e internacional, sempre se destacou pelas boas práticas em prol do ambiente. Não é por acaso que desde o ano 2000, detém a Certificação de Qualidade ISO 9001 e, desde 2005, a Certificação Ambiental ISO 14001.

A passagem recente do certificado Silver da Leather Working Group para o estatuto Gold demonstra uma aposta contínua na excelência e responsabilidade ambiental. Dentro do setor esta a certificação é a de maior relevância para as marcas.

De forma a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, a Curtumes Boaventura estabeleceu uma parceria com a Helexia, empresa especializada em projetos de descarbonização. Esta colaboração resultou na instalação de uma central fotovoltaica de 945 kWp em cobertura e carport, cobrindo mais de 30% das necessidades energéticas da unidade fabril. Esta iniciativa vai gerar 539MWh de energia limpa anualmente, evitando a emissão de 591 toneladas de CO2 por ano.

Sobre esta parceria, João Guerra, Marketing & Communication Director da Helexia Portugal, declara “Esta parceria reforça o nosso compromisso em ser uma empresa que impulsiona a mudança para uma transição energética mais verde. É com grande orgulho que nos associamos a empresas como a Curtumes Boaventura que desde sempre tem aplicado práticas sustentáveis na sua fábrica. A instalação desta central fotovoltaica é apenas o início do processo para se tornar mais eficiente a nível energético. Ao investirmos meio milhão de euros neste projeto com um contrato de 15 anos, demonstramos claramente a nossa confiança na viabilidade e no potencial do mesmo. Com esta instalação, a empresa de curtimenta vai, não só conseguir reduzir nos custos com a energia como reforçar a sua posição no mercado enquanto pioneiros em práticas sustentáveis.”

Já Narciso Ferreira, Administrador Geral da Curtumes Boaventura, afirma Esta parceria com a Helexia é um passo muito importante no nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade. Estamos confiantes de que esta iniciativa não só reduzirá significativamente a nossa pegada de carbono, como também servirá de exemplo para que outras empresas do setor repliquem este tipo de boas práticas”.

Para além dos benefícios ambientais, a parceria com a Helexia Portugal proporcionará preços de energia estáveis para a Curtumes Boaventura ao longo dos próximos 15 anos. Essa garantia de preços competitivos permitirá que a empresa se concentre na sua produção e no planeamento estratégico a longo prazo.

A Curtumes Boaventura tem-se mostrado atenta e preocupada com as mudanças no mercado, por isso mesmo, tem vindo a reforçar o seu investimento em soluções inovadoras e tecnologias cada vez mais amigas do ambiente, como processos biodegradáveis e Wet White, assegurando um crescimento sustentável.

De referir que a Curtumes Boaventura, sediada em Alcanena, conta com mais de 70 anos de história. A empresa é líder de mercado, sendo grande parte da sua produção destinada à exportação. O couro pode ser considerado sustentável quando adquirido de forma responsável. Artigos de couro de alta qualidade podem durar décadas, reduzindo a necessidade de substituições frequentes. Além disso, subprodutos da indústria da carne, como o couro, podem utilizar partes do animal que de outra forma seriam desperdiçadas.

Pronto para Descarbonizar?

A solução está aqui.