Dardico

A Dardico é uma multinacional que está presente em Portugal desde 1996. A Dardico tem como atividade o processamento, conservação e acondicionamento de produtos alimentares congelados e oferece uma gama completa de produtos frescos congelados, tais como vegetais, legumes e fruta.

Os produtos comercializados pela Dardico incluem abóbora butternut, beringela, brócolos, cebola, couve flor, curgete, ervilhas, framboesa, mirtilos, melão, morangos, pimento, romanesco, tomate e tomate cherry.

Parceiros dos agricultores

Considera-se uma parceira dos agricultores e estabelece contratos com as organizações de produtores. Em muitos dos vegetais, como por exemplo a ervilha, são parceiros desde a produção à colheita, acompanhando todo o processo.

A Dardico produz cerca de 35 mil toneladas de vegetais por ano.

Em média exporta 95% do que produz. É a maior empregadora privada do concelho de Avis, onde a fábrica, está implementada desde 1996.

Forte enfoque na qualidade

A Dardico possui um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança Alimentar implementado e certificado de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2008 (Sistema de Gestão da Qualidade) e segundo o referencial Global Standard for Food Safety (ex-BRC). Encontrando-se, desde 2012, certificada de acordo com os requisitos da norma ambiental – NP EN ISO 14001:2004 (Sistema de Gestão Ambiental).

Uma fábrica a trabalhar 24 horas

Vegetais e legumes frescos precisam ser armazenados em condições controladas de temperatura para manter sua qualidade e durabilidade. Isso requer que os sistemas de refrigeração operem constantemente para evitar que os produtos se deteriorem.

O funcionamento 24/7, com refrigeração, contribui para um consumo constante de energia, que precisa ser gerido de forma eficiente para manter os custos sob controle e minimizar o impacte ambiental.

A Dardico e a Helexia

A Helexia desenvolveu vários projetos com esta empresa, de forma a tornar o autoconsumo solar o mais eficiente possível. Fez o retrofit de uma central existente e expandiu o autoconsumo de 851 kWp para cerca de 2 MWp.

Um sistema de autoconsumo solar oferece várias vantagens financeiras, ambientais e estratégicas para uma empresa como a Dardico que armazena vegetais com refrigeração.

A Helexia orgulha-se de trabalhar com a Dardico para a tornar mais eficiente, sustentável e competitiva a longo prazo.

Dardico e a sustentabilidade

Além de seu papel crucial na indústria alimentar, destaca-se pela sua dedicação à qualidade e inovação, e tem investido ao longo dos anos em aperfeiçoar os seus processos produtivos e torná-los mais sustentáveis, para fazer chegar às mesas os produtos de melhor qualidade.

Com a Helexia, implementaram uma central fotovoltaica de autoconsumo, reforçando o seu compromisso com a competitividade do negócio e o meio ambiente.

Ver mais projetos deste cliente

Estamos prontos para ser o seu parceiro, desde a consultoria ao investimento.

Projetos Dardico

Se o seu negócio enfrenta o desafio da descarbonização e do autoconsumo

Estamos prontos para ser o seu parceiro, desde a consultoria ao investimento.

Contacte-nos