Autoconsumo solar na Primus Ceramics

Produção Anual
 valor
695 MWh
CO2 evitado
 valor
327 ton
Potência Total
 valor
521 kWp
Árvores plantadas
 valor
8400 uni
Consumo anual de energia
 valor
139 famílias

Através da instalação de 1628 painéis solares fotovoltaicos, a central instalada na Primus Ceramics tem capacidade para produzir anualmente 695 MWh de energia. De toda a energia produzida pela central, cerca de 89% é autoconsumida e o restante é injetado na rede.

Paulo Almeida refere que este projeto trouxe um “contributo determinante para a melhoria do ambiente”, evitando a emissão de 327 toneladas por ano, o equivalente ao consumo de energia por 139 agregados familiares.

Conhecer melhor este projeto

Paulo Almeida
Assessor do Conselho de Administração Primus Ceramics

A principal vantagem da nossa parceria com a Helexia é de facto podermos centralizar a alocação dos nossos recursos para o negócio. Só desta forma conseguimos antecipar ganhos ao mesmo tempo que nos tornamos mais amigos do ambiente.

Desde a análise de necessidades à implementação, acreditamos que uma economia descarbonizada é o caminho para o crescimento.

Financiamento Helexia

A Primus Ceramics tem vindo a adotar as mais modernas tecnologias para a diminuição da sua pegada ecológica e diminuição da sua fatura de energia. Uma das medidas tomadas foi a instalação de uma central solar fotovoltaica na cobertura da sua fábrica, em parceria com a Helexia – que financiou este projeto.

A principal vantagem nesta parceria e do investimento da Helexia “é de facto podermos centralizar a alocação dos nossos recursos para o negócio. Só desta forma conseguimos antecipar ganhos ao mesmo tempo que nos tornamos mais amigos do ambiente” mencionou Paulo Almeida, Assessor Conselho de Administração da Primus Ceramics.

Cobertura fotovoltaica

A oportunidade de rentabilizar todo o espaço do edifício levou a que a central fosse instalada na cobertura da fábrica trazendo a vantagem “de produzir energia onde ela será consumida e sem utilizar áreas ou espaços que poderiam ter outra utilização (agrícola, industrial, económica, etc…). É um espaço que para a Primus Ceramics não tem outra forma de rentabilização, logo, a utilização para a produção de energia renovável, é uma situação win-win aliando as vantagens Económicas e Ecológicas” – destacou Luis Pinho, Country Director da Helexia Portugal e Brasil.

Contacte-nos