Biogoma realiza auditoria energética para identificar medidas de melhoria

Biogoma faz auditoria energética
Poupança anual (€)
 valor
120 000€
Potencial de economia de energia (%)
 valor
27%
Potencial de redução de CO2 (ton/ano)
 valor
538 ton/ano

A empresa Biogoma apostou numa Auditoria Energética, no âmbito do Decreto-Lei 71/2008, de 15 de abril, relativo ao Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE) e tem como objetivos genéricos caracterizar energeticamente a empresa e identificar e avaliar Medidas de Racionalização dos Consumos de Energia (MRCE).

A Auditoria Energética permitiu caracterizar os consumos de energia da instalação, identificando-os e quantificando-os, de forma discriminada, pelos diferentes sectores e equipamentos mais relevantes. Com base neste exercício e em informação complementar fornecida pelos responsáveis da instalação, foi ainda possível, por extrapolação, estimar a desagregação global de consumos de energia elétrica no ano de referência.

Conhecer melhor este projeto

Desde a análise de necessidades à implementação, acreditamos que uma economia descarbonizada é o caminho para o crescimento.

Numa primeira fase, esta auditoria iniciou com o estudo do consumo anual de energia (2019) da Biogoma através da análise de faturas de energia e custos médios com as diferentes formas de energia. Numa segunda fase, foram analisados os valores totais anuais (2019) de produção do granulado de borracha.

Modelo de auditoria para a Biogoma

Foi aplicado um modelo que permite projetar consumos futuros da instalação, avaliar níveis de poupança (em custos e consumos evitados) que se possam associar à implementação de MRCE e inferir o grau de desempenho energético da instalação, através do cálculo do Coeficiente de Desempenho Energético (CDEn) da instalação.

Contacte-nos