Edifícios certificados tendem a ter um valor de mercado mais alto, com maior atração para investidores e locatários.
O setor do Retalho está exposto a consumidores cada vez mais conscientes, que valorizam a sustentabilidade, a transparência e a responsabilidade social. As marcas que se adaptarem a estas mudanças estão mais bem posicionadas para o futuro
Isto reforça a tendência para edifícios sustentáveis, demonstrando o compromisso com a responsabilidade ambiental e o bem-estar dos ocupantes do espaço, por parte das cadeias retalhistas.
Os números do relatório da Cushman & Wakefield, que compilou estatísticas do BREEAM e do LEED, comprovam a aposta do setor do retalho neste tipo de certificação, principalmente em certificações BREEAM.
Setor | BREEAM | LEED |
Retalho | 40 | 4 |
Escritórios | 12 | 16 |
Industrial | 3 | 8 |
Hotelaria | 3 | 1 |
Outros | 18 | 3 |
TOTAL | 76 | 32 |
O exemplo da Leroy Merlin na certificação das suas lojas
Uma cadeia retalhista em Portugal que está a apostar na certificação BREEAM é a LEROY MERLIN que decidiu implementá-la em 13 lojas da marca. Atualmente, já existem sete lojas certificadas: Leiria, Albufeira, Loulé, Braga, Funchal, Alta de Lisboa e Setúbal; duas lojas com processo de certificação a decorrer: Aveiro, Sintra; e mais quatro lojas cujo processo está prestes a iniciar-se: Gaia, Matosinhos, Alfragide e Gondomar.
O BREEAM é uma framework de avaliação e certificação ambiental internacionalmente reconhecida para ser aplicada em edifícios. Este sistema foi desenvolvido pelo Building Research Establishment (BRE), uma organização de pesquisa sediada no Reino Unido, em 1990 e desde então tem sido usado para avaliar e certificar a sustentabilidade de edifícios em vários países do mundo.
Segundo Edgar Malato, Responsável de Projetos Técnicos, Manutenção e Segurança da LEROY MERLIN Portugal, afirma “Na LEROY MERLIN, acreditamos firmemente que o sucesso do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao nosso compromisso para com a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social. Esta aposta na certificação BREEAM das várias lojas, não só permite-nos atingir as metas ambientais que nos propusemos a cumprir, como também fortalece a nossa posição enquanto lojas de retalho comprometidas com um futuro mais verde e sustentável, ajudando-nos na diferenciação no mercado.”
Qual o benefício para os consumidores?
A certificação de imóveis está associada a práticas sustentáveis e construção de alta qualidade e dessa forma os clientes beneficiam de um ambiente mais saudável. Isso inclui melhor qualidade do ar, iluminação natural, conforto térmico, utilização de energia renovável, etc.
Esses fatores contribuem para uma experiência de compra mais agradável e alinhada com valores sustentáveis.
Em conclusão
A procura por edifícios sustentáveis e certificados tem aumentado significativamente nos últimos anos devido a uma série de fatores, incluindo preocupações ambientais, regulamentações governamentais mais rígidas e uma maior consciencialização sobre os benefícios económicos e sociais dos ativos mais sustentáveis. Esta tendência é evidente mesmo que implique inquilinos e investidores pagarem um “green premium” por estes ativos.
As empresas do setor do retalho reconhecem a importância de reduzir seu impacto ambiental e social. Construir e operar edifícios sustentáveis é uma forma de demonstrar compromisso com a responsabilidade corporativa e ambiental. Embora possa existir um investimento inicial mais elevado, a longo prazo, esses edifícios podem resultar em economias significativas de custos operacionais. Isso ocorre devido à eficiência energética, à redução do consumo de água e à minimização dos resíduos, entre outros fatores.
No mercado competitivo do retalho, ter um edifício sustentável e certificado pode ser uma forma vantagem competitiva e fortalecer a reputação da marca.
Artigo escrito por João Guerra, Marketing Director da Helexia Portugal, para o Case Study “A inovação energética e a competitividade setorial“