A Europa tem vindo a avançar rapidamente com políticas energéticas e projetos de energia renovável para atingir as metas de descarbonização definidas pelas instituições europeias. As energias solares fotovoltaicas é uma das tecnologias em maior crescimento e é reconhecida pelas empresas como uma enorme oportunidade, que se traduz em benefícios económicos e ecológicos.
Depois de instaladas as centrais fotovoltaicas, a sua gestão torna-se uma prioridade – ao assegurar uma ótima monitorização e manutenção garante-se a disponibilidade dos equipamentos e o máximo de produção de energia limpa.
Através da experiência da Helexia, a empresa lançou um novo Case Study sobre como é estratégico desenvolver e colocar em prática um plano rigoroso de monitorização, operação e manutenção das centrais solares, garantindo otimização, eficiência e segurança. A combinação entre monitorização e manutenção de centrais solares fotovoltaicas permite obter o máximo rendimento e garante um ciclo de vida longo aos equipamentos. Desta forma, a empresa oferece o máximo de energia limpa sem preocupações para o cliente.
Gestão Inteligente de Centrais Solares Fotovoltaicas, um Case Study Helexia
Neste Case Study a Helexia divulga ainda os principais indicadores dos seus projetos em operação, tal como, o valor das poupanças geradas (€) para os seus clientes, o total da energia produzida (GWh) e as toneladas de CO2 evitadas. Revela também o seu investimento total (€) em projetos de energia descentralizada e outras questões relativamente aos sistemas fotovoltaicos. Adianta ainda uma curiosidade, sobre a sua abordagem a eventos meteorológicos extremos e eventuais impactos nas infraestruturas de energia.
A relevância da Monitorização e Manutenção de centrais solares
A monitorização consiste no seguimento remoto em tempo real do estado da central fotovoltaica por uma equipa especializada, disponível 24/7. A responsabilidade da equipa consiste em fazer uma triagem dos problemas reais, reencaminhando incidentes e possíveis causas para as equipas técnicas. O seu trabalho é apoiado por algoritmos desenvolvidos para cada uma das instalações da sua responsabilidade.
Qualquer desvio ou quebra de produção podem ser detetados em períodos inferiores a uma hora. A rápida deteção permite uma reação atempada das equipas para que o incidente seja resolvido prontamente. Desta forma, garante-se o correto funcionamento da central e a obtenção de excelentes rácios de produção solar.
A manutenção é determinante para uma excelente performance do sistema. Ao longo do ciclo de vida das centrais solares é necessário implementar um planeamento de ações preventivas, mantendo a central sempre disponível.
A manutenção preventiva, é uma ação desenhada e realizada de acordo com os planos definidos pelos fabricantes, respeitando as recomendações e os requisitos da legislação e boas práticas da indústria. Inclui limpeza, inspeção termográfica a todos os equipamentos elétricos, verificação de apertos, entre outras tarefas.
No entanto, também pode existir a necessidade de manutenções corretivas ou extraordinárias que podem surgir de eventos climáticos extremos, que através de uma resposta rápida e coordenada, é possível garantir a disponibilidade dos equipamentos.
A Helexia tem vindo a desenvolver diversos case studies relacionados com os seus projetos e serviços de transição energética e descarbonização. Destacam-se: os benefícios de autoconsumo solar da Porcelanas Costa Verde em 5 anos; ou análise de setores: energia como fator de competitividade para a exportação.
Estes Case Studies são úteis a um vasto público, abrangendo os vários setores de atividades, desde profissionais das áreas de gestão e finanças, a gestores de energia, manutenção e produção. Para a Helexia é importante manter os profissionais das empresas informados sobre as tendências, inovações e tecnologias de descarbonização, através de exemplos e dados concretos da sua atividade.
Artigo da autoria de Ricardo Ataíde, Communication Specialist na Helexia, para a Revista Instalador.