Entrevista a Isabel Santos, Helexia Portugal – Mulheres na linha da frente

Isabel Santos é a diretora de operações da Helexia Portugal. É na sua equipa que nascem as centrais de autoconsumo solar dos nossos clientes e os vários projetos de mobilidade elétrica.

Isabel Santos

É um trabalho de grande responsabilidade que implica a supervisão e gestão de todos os aspetos do projeto de construção, incluindo a programação de trabalho, alocação de recursos, coordenação de equipas e garantia de conformidade com os regulamentos e normas de segurança.

O que te interessou na engenharia dedicada às energias renováveis e qual foi o teu caminho para te tornares uma especialista neste setor?

A minha área de formação base é Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de energia. Tive a oportunidade de iniciar o meu percurso profissional numa empresa dedicada 100% à Energia Solar Fotovoltaica e foi nessa “escola” que o meu interesse pelas energias renováveis foi levando o seu caminho.

Como pessoa que gosta de ir aos detalhes, quis conhecer o início do projeto e tive a oportunidade de desenvolver a parte técnica na elaboração de projetos fotovoltaicos a nível mundial. O percurso para as restantes áreas de um projeto (parte de construção, parte de O&M) acabou por ser natural, dando-me uma visão global de um projeto de A a Z.

Quais são os desafios mais significativos que enfrentas no desenvolvimento e implementação de projetos e de que forma os superas?

Cada projeto é único e diferente do anterior, nunca há monotonia e é isso também que faz ser aliciante. Muitas vezes os maiores desafios são precisamente as especificidades que encontramos em cada projeto, ou por ser uma “novidade” e tem que se “partir-pedra”, ou porque envolve várias entidades tendo que se gerir várias situações e resolução de problemas, ou até mesmo a própria relação com o cliente.

A superação faz-se precisamente no estudo, reconhecer que não sabemos tudo e que temos que estudar determinada situação para superar o obstáculo, no trabalho de equipa, na paciência, perseverança e resiliência.

Contacte-nos