Entrevista a Filipa Pantaleão, BCSD – Mulheres na linha da frente

O início do 2024 marcou o começo de um novo ciclo profissional para a Filipa Pantaleão, que assumiu o cargo de secretária-geral do BCSD Portugal - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável Portugal.

filipa pantaleão

O início do 2024 marcou o começo de um novo ciclo profissional para a Filipa Pantaleão, que assumiu o cargo de secretária-geral do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável Portugal.

Este novo desafio está em linha com o propósito da Filipa de promoção da sustentabilidade, sendo parte ativa na ajuda que pode prestar às empresas para fazer mais e melhor, nesta área.

A Filipa é Licenciada em Engenharia do Ambiente e com um amplo percurso nas áreas dos resíduos e da energia. Foi responsável pela área técnica da EGF (Mota-Engil) e é co fundadora da Women in ESG Portugal.

Qual foi a motivação para a tomada de decisão de trocar uma carreira executiva pela liderança do BCSD em Portugal?

De facto, recentemente fiz uma mudança profissional após quase duas décadas no Grupo Mota-Engil, onde construí uma carreira corporativa vasta e diversificada. Agora, integrei o BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. Não vejo essa mudança como abandonar uma carreira executiva, muito pelo contrário, pois tenho privilégio de estar à frente de uma organização, que responde a uma Direção, que tem um orçamento aprovado e para gerir, que tem estratégia e objetivos e, acima de tudo, que trabalha com 20 pessoas que são a equipa do BCSD Portugal. Entendo a base da pergunta e relaciono-a mais com a mudança de trabalhar para uma organização sem fins lucrativos mas cujo desempenho económico e financeiro não pode ser descurado. Esta mudança permite-me concentrar os meus esforços na área da sustentabilidade não apenas para uma única empresa, mas para uma rede de mais de 170 empresas, o que representa um desafio empolgante e gratificante.

Como encara o papel das mulheres na liderança de iniciativas de sustentabilidade empresarial e na condução de mudanças dentro das organizações?

Encaro com grande otimismo o papel das mulheres na liderança das iniciativas de sustentabilidade empresarial, uma vez que possuem uma educação sólida em áreas relacionadas com a sustentabilidade. É evidente que a sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante nas empresas e é comum observar mulheres a liderar estas áreas, o que naturalmente as coloca numa posição favorável para assumirem cargos de Chief Sustainability Officer (CSO) e abre portas para a sua integração nos quadros de administração das empresas. Diversos estudos demonstram que uma maior presença de mulheres em posições de liderança traz consigo maior competitividade, criatividade, inovação e uma comunicação mais eficaz. Além disso, as mulheres líderes tendem a ter uma maior sensibilidade para as questões sociais e ambientais, o que contribui para a promoção de negócios mais sustentáveis e responsáveis.