Os desafios energéticos do setor do turismo

O turismo tem vindo a crescer de uma forma rápida e consistente ao longo das últimas décadas, desempenhando um papel muito importante na economia portuguesa, atraindo receitas nacionais e estrangeiras e contribuído de forma positiva para criação de emprego, desenvolvimento regional e captação de investimento.

turismo sustentável

A Importância do turismo na economia portuguesa

Entre 2010 e 2019 (último ano antes da pandemia) registava-se uma taxa de crescimento médio de 7,2% nas dormidas. No mesmo período, as receitas turísticas tiveram uma taxa média de variação anual de 10,3%.

Isto permitiu uma evolução de 7,6 mil milhões de euros em 2010 para 18,3 mil milhões em 2019.

Durante os anos da pandemia, o peso das receitas do turismo no PIB português baixaram para 3,9% em 2020, com uma ligeira recuperação para 4,7% em 2021 e um enorme salto em 2022. Prevê-se que o setor do turismo continue a crescer a bom ritmo, a médio/longo prazo, o que é uma boa notícia.

Um turismo sustentável

Em Portugal, a visão da “Estratégia Turismo 2027” reforça que o turismo é encarado como um hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo. Portugal quer afirmar-se como destino turístico de qualidade e ter uma vantagem competitiva nos princípios da sustentabilidade e oferta diversificada.

Em alinhamento com a Estratégia Nacional de Turismo 2027, foram identificadas áreas de atuação relevantes que visam reforçar o papel do Turismo em Portugal, na construção de um mundo melhor para todos. Uma dessas áreas de atuação é a promoção da eficiência e neutralidade carbónica.

Artigo escrito por João Guerra, Marketing Director da Helexia Portugal, para o Case Study “Descarbonizar o Turismo”. Este case Study faz parte da iniciativa de Think Tank “Inovação energética e a competitividade setorial” realizada em parceria com a Helexia, Deloitte, PMLJ e jornal ECO.